Luanda, 21/02 – Um projecto com vista a levar a água a todos municípios não cobertos, na província do Uíge, tem início a partir deste ano, através de uma restruturação dos sistemas de água de toda a região.
De acordo com o Coordenador do Gabinete Técnico de Gestão dos Projectos dos Programas de Investimentos Públicos (PIP) na província do Uíge, Abraão Gourgel, neste momento, o concurso público levado a cabo para o efeito, está prestes a finalizar.
Consta dos trabalhos do projecto, a construção de um novo sistema que inclui a captação, montagem das adutoras, reabilitação e construção de novos componentes de armazenamento de água, os sistemas de tratamento e a construção de chafarizes.
Segundo apurou a Angop, o projecto aponta as localidades de Vista Alegre, Songo, Quitexe, Bembe, Puri, Cangola, Sanza Pombo, entre outros municípios, como os beneficiários das centrais de captação de água potável.
A execução do projecto está avaliado em dez milhões de dólares e consta do programa de 2007, tendo o Gabinete Técnico assumido a gestão e implementação do referido projecto.
A par deste projecto, o gabinete leva a cabo a execução do programa de abastecimento de água às populações da cidade do Uíge, cuja implementação está a decorrer em parceria com um outro programa denominado “água para todos”.
Considerou que os dois programas complementados vão dar conta das principais lacunas em termos de água na cidade do Uíge e em outros centros urbanos.
A respeito, adiantou ser um trabalho moroso e que requer tempo, mas vai permitir haver uma restruturação fundamental do sistema de água para as localidades.
Fez saber, que de igual modo, foi realizado um outro concurso público para a reabilitação da rede de distribuição da água, a nível da cidade do Uíge, e que a empresa vencedora começa os trabalhos ainda este mês.
“Nós temos água suficiente para abastecer a cidade, mas em função do estado degradante em que se encontra a canalização domiciliar, a solução é mudar a rede na sua totalidade” - referiu Abraão Gourgel”.
Deu a conhecer que o programa de projectos de água no Uíge, prevê, ainda para este ano, concluir 100 sistemas de captação por furos artesiano de águas subterrâneas e chafarizes.
Acrescentou que os 100 furos correspondem a 400 chafarizes, uma vez que cada furo alimenta quatro fontenários.