Luanda, 23/04 – Um centro de captação e retransmissão do sinal da Televisão Publica de Angola (TPA) está a ser construído no município de Dange, província do Uíge, no quadro do projecto do governo provincial local que pretende disponibilizar o serviço aos 31 mil 889 habitantes da localidade.
Segundo o administrador municipal local, Diamantino de Azevedo, que prestou hoje (quarta-feira) à Angop, as obras iniciaram em Janeiro deste ano e prevê-se que estejam concluídas em Maio deste ano.
A fonte acrescentou que a empreitada consiste na instalação de uma antena receptora e outra emissora do sinal e uma área administrativa, assim como na aquisição de um gerador.
Sem avançar os custos do projecto, o responsável fez saber que a empreitada enquadra-se no Programa de Investimentos Publico (PIP) 2007/2008 e a sua conclusão está prevista para Maio deste ano.
Cerca de 10 trabalhadores, na sua maioria jovens locais, trabalham na edificação do empreendimento, localizado no centro da circunscrição.
No município do Dange o sinal dos dois canais da TPA é captado via satélite, o que requer custos adicionais por parte da população.
Com três comunas, nomeadamente Aldeia Visosa, Cambambe e Vista Alegre, o município do Dange, localizado à 40 quilómetros da sede capital da província do Uíge, já foi considerado como o maior produtor de café do país antes da independência.