Uíge – A direcção provincial do Comércio, Hotelaria e Turismo no Uíge leva a cabo, desde Janeiro último, um trabalho metodológico junto dos agentes económicos do sector, na província, com vista à mudança de comportamento sobre as actividade comercial na região.
O director provincial do Comércio, Hotelaria e Turismo do Uíge, Abraão Laurindo da Silva, disse hoje (terça-feira), em declarações à Angop, que o sector traçou um programa com o objectivo de trabalhar com os agentes económicos locais, no sentido de incrementar a sua actividade, em prol do desenvolvimento da província.
“Nós saímos de uma guerra e o comércio esteve paralisado. Agora com a paz, novos desafios se despontam e pensamos que chegou o momento de começarmos a definir as formas de exercer o trabalho de comércio”, frisou.
Revelou ainda que especialistas do sector vão passar em todos municípios da província, tendo já trabalhado nas circunscrições de Negage, Quitexe, Púri e Sanza Pombo.
Abraão da Silva sublinhou que o que se pretende é a reorganização da rede comercial e hoteleira da província, tendo em conta o grande movimento dos comerciantes e turistas que se faz sentir a nível da região.
"Necessitamos fazer o enquadramento de algumas unidades hoteleiras nos centros de convergência dos municípios mais desenvolidos da província. Vamos nos cingir na legalidade de várias regras do comércio e rede hoteleiro", realçou.
Apelou a todos que querem exercer a actividade comercial a pautarem-se pela legalidade, possuindo Alvará, pagando impostos industriais e outros emolumentos inerentes e convidou ainda todos empresários que queiram investir na província, no ramo do comércio e hotelaria, para fazê-lo.