Uíge - Oitenta mil crianças das escolas do ensino primário de oito dos 16 municípios da província do Uíge beneficiam desde hoje, quarta-feira, de merenda escolar, relançado pelo governador da província, Mawete João Baptista.
Segundo o director provincial do Uíge da Educação, Maculu Valentim Afonso, o programa abrange na primeira fase crianças do ensino primário dos municípios do Uíge, Negage, Songo, Quitexe, Bungo, Púri, Sanza Pombo e Damba.
Fez saber ser intenção do governo local levar a merenda escolar a todos os municípios da província, facto que se concretizará após a recuperação das vias de acesso em todos municípios da região.
"O programa se enquadra na política nacional de combate à fome e insucesso escolar, assim como abarca a protecção da criança", frisou o director.
Por sua vez, o director comercial da empresa fornecedora da merenda (Latiangol), Vicente Sambo Chocolate, apontou as alterações verificadas no programa económico nacional, face à crise mundial, como principal causa da implementação tardia do programa de merenda na província.
O governador da província, que relançou o programa, enfatizou que o Governo está a trabalhar para o melhoramento das condições de
vida das crianças, como futuro da nação, augurando resultados positivos no fim do presente ano lectivo.
O programa lançado pela primeira vez a 01 de Junho de 2007, na província, abrangia 50 mil alunos de cinco municípios (Uíge, Negage, Púri, Quitexe e Songo) e vigorou até finais do ano lectivo 2008.